domingo, 22 de julho de 2012

Blá Blá Blá ; A tal da educação "a francesa"

às 17:09

Para quem não sabe, educação à la francesa, é simplismente o modo que os pais franceses educam seus filhos. Esse tema veio a tona, quando a america Pamela Druckerman escreveu um livro sobre o assunto: French children don’t throw food (Crianças francesas não jogam comida fora, em tradução livre). Li uma reportagem sobre isso em uma revista feminina, e resolvi achar o livro. Infelizmente, ele não tem previsão d elançamento no Brasil, mais, como é em ingles, resolvi ler alguns capitulos online. Basicamente, ela teve essa ideia, quando ela foi em um restaurante, e a filha dela jogou a batata frita no chão e fez birra, e as mães francesas a olharam com o olhar mais despresivel.
O porem é: quanto mais eu lia o livro, mais eu me identificava. Meus avós são franceses, e eu sempre soube que fui educada a moda francesa, mais não imaginava que fosse tanto. 
Pra falar a verdade, existe um constaste absurdo com a criação americana/inglesa (que é a mais comum por aqui) e a criação francesa. Lá, as crianças aprendem desde de cedo que quem manda são os pais, e que ela PRECISAM ter regras. Por exemplo, você nunca viria uma criança francesa interrompendo um dos pais, elas brincam quietinhas, no lugar reservado para ela. Até a alimentação é mais saudável por lá ! Elas são incentivadas a comer de tudo, e se não comerem, não comem mais nada. Não há possibilidade dos pais prepararem algo "especial" para os filhos só porque o cardápio não agrada a criança. Quando os bebes choram, dificilmente a mãe vai fazer algo para parar isso. Como dizia a minha vó, chorara abre os pulmões e faz bem. Acordar para amamentar a criança de noite ? SEM CHANCE ! Isso é praticamente um pecado gente ! E também, nada de ficar ninhando a criança até ela dormir. Eles contam uma historia, colocam uma musica e deixam a criança lá. E se ela chorar de noite, eles esperam uns 10 minutos até levantarem, só para saber se não é manha. Talvez, vocês digam que essa é uma educação muito fria e nada maternal. Mais eu posso dizer,que ela cria filhos bem melhor educados que os brasileiros/ingleses/americanos.
Um exemplo do que eu estou dizendo, é que eu fui ontem em um consultório de oftalmologia para trocar o óculos ( yeh girls, wayfaer *--*) e me vi observando uma cena interessante: Uma menina de aparentemente 5 anos, estava no colo do pai, com a mãe do lado. Ela não parava um minuto, corria pela sala de espera e começava a cantar do nada. E o máximo que os pais faziam, era chamar ela para sentar. Até que ela começou a a gritar, e o pai se sentiu obrigado a senta-lá no colo dele. Ela começou então, a mexer na careca dele, ficar mexendo na cara, jogar seus óculos no chão, entre outros. Até que ela decidiu que queria enfiar a língua na boca do pai. Isso mesmo ! Claro que ela não entedia oque estava fazendo, mais isso definitivamente deixou seus pais desconfortáveis. Mais mesmo assim, eles não fizeram nem falaram nada. Não vou julgar ninguém, mais fiquei imaginando oque minha vó faria se eu fosse aquela garota de 5 anos, e acredite, não seria uma simples correção verbal. Mais olha só, eu devo dizer,que cresci bem mais educada do que grande parte da minhas amigas, e apesar de ter dificuldades com a autoridade da minha mãe, eu me considero uma menina obediente. 
E para mim, esse é o ponto da criação francesa. Saber educar a criança, para que ela seja um adulto educado e principalmente que ela passe isso aos seus netos, para seguirem a tradição. Claro, que existem coisas que eu nunca passarei para os meus filhos, mais eu pretendo educa-los com a educação francesa. Mais claro,sempre com moderação, pois esse é o segredo de tudo.

Beijos, amassos e abraços

0 comentários:

Postar um comentário

Eles estão sorrindo

 

Don't forget to smile Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | web hosting